Tags Curso, SEO
Hoje foi o último dia de aula da primeira turma de SEO. Fiquei muito satisfeito com o resultado e com a evolução dos alunos. Mesmo o assunto sendo completamente novo para alguns, todos tiveram gosto pelo conhecimento e saio com a sensação de que poderÃamos ter muito mais aulas para conseguir esgotar o assunto. É muito bom saber que no mercado tem muita gente querendo correr atrás passar a frente.
O que mais gostei deste curso foram os depoimentos espontâneos do alunos. Pessoas como o Bernardo que com pequenas mudanças conseguiu posicionar seu site na primeira página com mais relevância e em pouco tempo ou a Camila que otimizou uma campanha de links patrocinados gerando uma economia de 40%. Isto me passa o sentimento de dever cumprido.
Bom, para completar as boas notÃcias, informo que as vagas para a segundo curso SEO já estão abertas. As aulas começam em novembro, então tem pouco tempo para as inscrições. Vai perder de novo?
Update: foto da turma.

Permalink
Tags Google, NotÃcias
O que você acha de encontrar um documento dito “confidencial” do Google? Bom, o próprio Google encontra para você!
Procure no Google por “Google Confidential and Proprietary” e você encontrará varios documentos como apresentações em powerpoint e aquivos PDF do próprio Google.
Isto acontece por que o template das apresentações do Google vem com esta frase no rodapé. Como o Google “indexa” tudo e algumas apresentações acabam disponÃveis na web, os documentos ficam disponÃveis para todos. É capaz até de você descobrir algumas empresas que usam o template do Google. 🙂
Vale a pena dar uma olhada nos documentos. Tem coisa boa mesmo que seja em tailandes.
Esta dica é exclusiva! Como eu encontro estas coisas?
Permalink
Tags Artigos, Google, SEO
Depois da absolvição de Renan Calheiros pelo Senado Federal, alguns blogueiros criaram uma Google Bomb. Ao procurar pelas palavras vergonha nacional, no Google e clicar em estou com sorte, o site é direcionado para a página do Senado Federal.
Claro que isto é uma manifestação, mas o que talvez muita gente não saiba é que o Google Bomb pode ser considerado crime. Tal como um post criticando alguém pode ser considerado calúnia, um link depreciativo como este e de plena consciência do que está fazendo pode ser considerado também difamação. Por isto, saiba o risco que está correndo. Outros já foram processados.
Por conta destes problemas, em janeiro deste ano, o Google removeu a força do Google Bomb. A prova era que o termo miserable failure que não retornava mais a biografia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos. Na época testei os Google Bombs brasileiros e realmente eles tinham perdido a força. Porém em julho deste ano, notei que o Google Bomb voltou a ter força.
O maior valor da Google Bomb é que ela é democrática. Se muitas pessoas afirmam as mesmas palavras para uma página, ela acaba “recebendo” este termo. O Google dá muito valor aos links para rankear seus resultados.
Vamos ver alguns dos Google Bombs mais famosos no Brasil.
- Déspota cachaceiro: retornava a página do presidente Lula no governo
- Vice de novo: retornava a página do Vasco da Gama
- Mulambada: retornava a página do clube do Flamengo
- Vergonha nacional: retorna a página do Senado
- Maior mentiroso do Brasil: ainda retorna a biografia do Lula na wikipedia. Na época noticiei o fato e desfiz o Google Bomb gerando um ataque de comentários.
Observação: alguém excluiu o Google Bomb do Flamengo da página de wikipedia. Será que foi um flamenguista. 🙂
Permalink
Tags Curso, Marketing de Busca
Já estamos no meio do curso de marketing de busca na pós da FACHA. Nas primeiras aulas fiquei impressionado com o nÃvel de interesse e de atenção dos alunos. Conseguiu melhorar ainda mais pois todo mundo colabora, divide experiências e exige bastante. É um grupo que vai longe. Tudo bem que são profissionais que em sua maioria já atuam em marketing digital, mas mesmo assim são pessoas interessadas no conhecimento e que não querem ficar no “lugar comum”.
As aulas não estariam fluindo tão bem se o grupo não fosse tão bom. Quem faz a qualidade de um curso são seus alunos. Ter uma aula com este grupo é gratificante. Isso não é um lágrima não, é só um cisco. 🙂
Permalink
Tags Google, Links Patrocinados, NotÃcias
Esta dica veio do Search Engine Roundtable. Surgiu uma dúvida sobre links patrocinados e você não sabe a quem perguntar ou precisa de uma resposta urgente? Seus problemas acabaram. Se você quer conversar online com um especialista do Google Adwords é simples.
Acesse a página de ajuda do “Ask a Specialis via Chat” e clique em “Chat with a specialist now”.
 Testei o serviço algumas vezes e não consegui resposta. Foram horários diferentes, mas não parece estar 100% o sistema. Recebi a frase “All AdWords specialists are currently assisting others. Thanks for your patience. A representative will be with you shortly.” diversas vezes. É difÃcil saber se realmente estão todos ocupados ou se o serviço está fora. O mais provável é este serviço entrar na área logado do AdWords. Assim que alguém chatear comigo, eu atualizo o post.
Permalink