Dynamic Keyword Insertion no Google Adwords

Você sabia que é possível exibir a palavra-chave que a pessoa está procurando no texto do anúncio dinamicamente em links patrocinados? Basta colocar um parâmetro no criativo do Google Adwords. Claro que existem alguns detalhes que precisam ser entendidos.

A inserção de texto dinâmico funciona da seguinte forma. Quando a palavra-chave está no criativo, ela aparece em negrito. É sabido que isto aumenta a taxa de cliques. Imagine que você anuncia um petshop e quer vender ração para uma série de animais de estimação. Para esta campanha do AdWords você teria várias palavras-chave como cão, cães, cachorro, gato, gatos, tartaruga e outras. Teria que criar um criativo para cada palavra-chave para ter um melhor retorno. Com a texto dinâmico, você não precisa deste trabalho todo.

Vamos imaginar o criativo. O texto seria “Ração para cães”, onde cães seria a palavra dinâmica que se o usuário buscar será trocada para exatamente a mesma que ele digitou. Para isto você utilizaria:

Ração para {keyword: animais}

A parte “Ração para ” é a que aparece independente da palavra-chave. Você pode optar por ter apenas a parte dinâmica. para isto, coloque apenas a parte entre chaves. Quanto ao conteúdo que vem entre chaves, ele é dividido em duas partes. O que vem antes do dois pontos e o que vem depois.

A parte que vem antes é a função Keyword. Dependo de como ela vem escrita, ela ages sobre a palavra-chave dinâmica. Se for escrita com o K capitalizado: Keyword, ele capitaliza o primeiro termo: Ração para Akita inu. Se for usado KeyWord, ele aparece como: Ração para Akita Inu. Se nada for capitalizado, ele mantem não altera a palavra-chave.

Já a parte que vem depois do “dois pontos” é o default. Ele é utilizada se a busca da pessoa for maior que o espaço disponível. Se for utilizada na busca Old English Sheepdog, ele apareceria o default: Ração para animais.

O Dynamic Keyword Insertion do Google Adwords é uma ferramenta podera, mas cuidado por que ela deve ser usada para aumentar o retorno da ação. No caso do Old English Sheepdog, seria melhor aparecer “Ração para Cães” ou “Ração para O. E. Sheepdog”. Já vi casos engraçado como a busca pela palavra-chave mãe, retornar “Mãe com os melhores preços é aqui”. Tem gente vendendo até a mãe.

7 Comentários

  1. Gustavo Nozella

    novembro 7, 2007 @ 8:54 pm

    O post foi muito bacana e aprendi (como sempre que entro neste site) algo mais. E “grand finale” foi ótimo: “Mãe com os melhores preços é aqui”. Tem gente vendendo até a mãe.

  2. Léo Ribeiro

    novembro 26, 2007 @ 3:40 pm

    Muito bacana o post. Útil e simples, é assim que eu gosto.

  3. Certificado no Google Advertising Professionals | Marketing de Busca

    fevereiro 12, 2008 @ 10:07 pm

    […] falta de coisas importantes que nem o exame cobra, nem o Learning Center ensina, como o Dynamic Keyword Insertion, mas pelo menos esta certificação é uma maneira do Google fazer os profissionais estudarem a […]

  4. Muller

    março 18, 2008 @ 6:54 pm

    Nota 10 para o artigo, só não posso dar a mesma nota para o Dynamic Keyword Insertion do Google Adwords. Acho que isso deveria ser mais controlado, não é nada agradável ver anúncios não-relevantes (como usuário) ou gastar dinheiro com cliques que não geram bons lucros (como anunciante).

  5. Bruno (Pesquisa de Preço)

    junho 14, 2008 @ 4:07 pm

    Queria elogiar esse post! Muito bom mesmo!
    abraço

    assistente
    http://www.trofia.com

  6. Você tem um um profundo conhecimento no segmento. Você não tem interesse empublicar um livro sobre estes assuntos, seria muito bacana!

    junho 15, 2008 @ 5:14 pm

    Você tem um um profundo conhecimento no segmento. Não tem interesse em publicar um livro sobre estes assuntos (ou se puder indicar algum), seria muito bacana! Parabéns!

  7. Práticas de otimização SEO: White Hat & Black Hat | RHOdesign Blog

    março 24, 2009 @ 12:12 am

    […] Dynamic Keyword Insertion no Google Adwords […]