Palavras-chave mais caras

Quem administra campanhas de links patrocinados já passou pela situação de receber o aviso de palavra-chave inativada. Existem vários motivos para ela ficar inativa como descumprir as normas, mas o mais comum é o aumento do custo do clique ou baixa qualidade no anúncio (sofre site mal feito todo em Flash). Quanto a baixa qualidade a culpa normalmente é não cumprir a promessa do anúncio na landing page. Já sobre o custo, a própria ferramenta do AdWords por exemplo já sugere o o valor do clique, mas algumas vezes passamos por situações como a da imagem.
palavra-chave-cara.gif

Pagar R$ 4,30 por um clique? Claro que é absurdo, mas acontece. Quem é da área sabe, mas saiba existem palavras que tem custo de mais de US$ 50,00. Seguem algumas palavras gringas caras:

  • mesothelioma
  • insurance
  • web hosting
  • domain
  • mortgage

Claro que no Brasil também tem palavras-chave caras, mas não chegam a tanto. Normalmente o custo das palavras-chave varia dependendo da competitividade e da procura. Por exemplo, receita federal é uma palavra sem competitividade, mas que normalmente tem um custo alto devido a grande procura. Aproveito para citar algumas palavras-chave brasileiras caras:

  • cartão de crédito
  • domínio
  • hospedagem
  • seguros
  • receita federal
  • plano de saúde
  • e fotossíntese 🙂

Quem quiser sugerir mais palavras, é só comentar que atualizo a lista. Um detalhe interessante é que mesmo que o custo sugerido da palavra-chave fique alto, nem sempre ele será usado. Recomendo que você teste e monitore a campanha mesmo com um custo de R$ 4,00. Você verá que ele nem chegará perto deste valor. Será que ele está blefando? Bem, eu apostei e não me arrependi. As duas principais forças do link patrocinado são o planejamento e o acompanhamento, por isto teste, teste e teste. É quase de graça.

Dica: use palavras-chave “long tail”. Quanto mais no detalhe, melhor.

13 Comentários

  1. Rafael

    janeiro 2, 2008 @ 4:22 pm

    Olá

    Gostaria de fazer uma pergunta, o template desta página, foi feita a partir de algum modelo? poderia indicar?

    Abraços

    Rafael

  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    janeiro 2, 2008 @ 5:43 pm

    Oi Rafael, o template é o almost spring.

    Fiz algumas edições. =)))

    Dica: sempre que quiser descobrir um tema, visualize o código fonte e procure por “style.css”. O texto de antes é o tema.

    Um grande abraço

  3. Leonardo Vergani

    janeiro 2, 2008 @ 6:55 pm

    Li em outro blog que o preço pode ficar mais alto se você não tiver certas páginas no seu site. Tais como “Privacy”, “About Us”.

  4. Paulo Rodrigo Teixeira

    janeiro 2, 2008 @ 8:29 pm

    Oi Leonardo,

    Confesso que nunca ouvi falar nisso. Na própria documentação de índice de qualidade não consta nada relacionado, tanto que o Google oferece o Google AdWords até para quem nem site tem!

    Imagine eles cobrarem mais de quem não tem “Privacy”? Pode ser até verdade, mas acho muito difícil.

    PS.: AdSense Arbitrage costuma gerar landing pages de baixa qualidade. Não gosto da técnica.

    Um grande abraço,

  5. Mario Andrade

    janeiro 2, 2008 @ 9:21 pm

    regra geral as keywords mais caras estão relacionadas com seguros, imobiliaria e automoveis.

  6. Leonardo Vergani

    janeiro 2, 2008 @ 10:36 pm

    O Custodio (dono do blog que mencionei), disse que o valor dos clicks haviam subido para $10!
    Depois que colocou as páginas no site que ele estava anunciando, os preços voltaram ao normal.

    Diz ele que foi por isso. Por via das dúvidas…

  7. Alexandre

    janeiro 3, 2008 @ 4:16 pm

    Olá,

    Não consegui entender o que você quiz dizer com: Cauda longa (é o significado de long tail) poderia explicar melhor?

    Dica: use palavras-chave “long tail”. Quanto mais no detalhe, melhor.

    Pesquisei em vários lugares e até agora nada…

  8. Paulo Rodrigo Teixeira

    janeiro 7, 2008 @ 9:09 am

    Você está certíssimo Mário.

    Leo, eu não sei se o motivo do aumento foi este. Claro que a landing page influencia no Quality Score, mas ele ser o motivo para subir tanto eu acho difícil.

    Um grande abraço,
    Paulo

  9. Nino

    janeiro 19, 2008 @ 10:31 am

    Cara… tô começando a ficar com medo do teu sucesso no blog!! Não vai me deixar na mão, viu!!
    Vamos tocar aquele lance pra frente!
    Adicionei seus feeds no meu iGoogle e agora t̫ acompanhando mais Рsugesṭo: se der, coloca mais op̵̤es de compartilhamento (delicious, digg etc etc).
    Parabéns e sucesso,
    Nino
    (ainda em HKG)

  10. Netseo » Adsense - as palavras chave mais caras

    outubro 6, 2008 @ 12:58 am

    […] Blog Marketing de Busca você encontra muita informação sobre SEO, links Patrocinados e sites de busca, se sua intensão […]

  11. Tom

    fevereiro 13, 2009 @ 2:26 pm

    Já procuraram Brain Surgery Chicago lawyer? e Brain Injury Chicago Lawyer?

    Chega a 70 DOLARES!

  12. Joca

    julho 17, 2009 @ 3:16 pm

    Olá recentemente fiz uns testes utilizando 3 palavras sendo: “cartão de crédito, parcelamento de dividas, portão, e a media de cliques ficou na casa dos $0,30 e o ecpm na media no valor de 28 dolares com piocos de 14, 20, 50 dolares. Vou testar seguros, imobiliaria e automoveis e se houver alguma novidade informarei aqui novamente!
    Abraços
    quem quiser conferir o site esta no campo acima!

  13. Rodrigo Simoni

    fevereiro 12, 2010 @ 5:15 pm

    Olá, pesquisei pela palavra “fofotossíntese” e na ferramenta de palavras-chave do google, consta CPC médio de 0,70 centavos. Ao procurar pela palavra no google, n achei ninguem q paga por “fotossintese”.
    Pq ela seria tão caro? mesmo mostrando no google q ela é tão barata?