SEO e links patrocinados – dupla dinâmica

Muita gente depois de conhecer o SEO e ver a estratégia dar certo, não quer saber de outra vida. Passa a fazer todas as ações usando SEO e nem se preocupa com outras ações, pois elas “têm custo”. Claro que eu concordo que SEO é muito bom, mas saiba que o companheiro ideal dele são os links patrocinados. Entenda por quê vale a pena gastar dinheiro com ele.

Em primeiro lugar, links patrocinados são umas das estratégias mais baratas de marketing digital assim como o e-mail marketing. Você paga apenas alguns centavos por cada clique e ainda pode controlar os gastos. Outro ponto é que existem áreas que o SEO não consegue atingir e os links patrocinados complementam perfeitamente. Vamos ver algumas delas.

Bad spelling. Nós sabemos que as pessoas acabam digitando os termos que procuram na pressa ou de forma errada. Mesmo sabendo disso, você não deve encher seu site de palavra erradas apenas para alcançar seus cliente. Com links patrocinados você consegue comprar estes termos errados sem comprometer sua imagem, afinal não conheço muitas pessoas que entenderiam erros de português no seu site apenas para atrair visitas para o seu site.

Testar as melhores palavras. O link patrocinado te permite testar diferentes palavras-chave sem necessidade de esperar até um bom posicionamento. Depois testar bastante você pode descobrir os melhores termos de ouro e então usá-las na estratégia de SEO.

Alcançar diferentes palavras. É impossível conseguir boas posições em todas as palavras-chave do seu negócio em SEO. Com links patrocinados, o limite é o seu investimento. Você pode alcançar todas as palavras-chave. Claro que você deve levar em conta o ROI da ação, mas até isto você consegue analisar em uma campanha de links patrocinados.

Usar landing pages. Você pode colocar links apontando para páginas construídas especificamente para fechar vendas que nem mesmo precisam estar indexadas pelo Google. As landing pages são muito boas se você quer focar a visita do usuário em uma conversão.

Fazer campanhas temporais. Você está na Páscoa e quer receber visitantes procurando alguma coisa sobre o assunto. Você não precisa mudar o foco do seu site para receber estes visitantes e tornar seu site um campo de pára-quedismo. Além do que, você deseja estas visitas apenas neste período. Com os links patrocinados você pode montar campanhas apenas por um período desejado.

Agilidade. Diferente do SEO que é uma estratégia de paciência e sem garantias, com os links patrocinados você pode mudar rapidamente a sua estratégia. Basta acessar a sua campanha e fazer as modificações necessárias.

Publicidade em sites e blogs. Em SEO, você só tem visibilidade nas buscas. Com links patrocinados, ao usar a rede de anunciantes, seu anúncio será exibido em diversos portais, sites e blogs, aumentando ainda mais os pontos de contato e a possibilidade de fechar novos negócios.

Estas possibilidades provam que o link patrocinado é o parceiro ideal do SEO. Aonde o SEO não vai, os links patrocinados complementam. Pense sempre no que é melhor para cada ação e acompanhe o andamento dela.

13 Comentários

  1. O SEO desqualifica os links patrocinados? | Seo Brasil - O melhor Blog Brasileiro sobre otimização para mecanismos de busca

    abril 9, 2007 @ 3:17 pm

    […] Além de poderem atuar em uma gama maior de possibilidades, como escreveu o Paulo, no Marketing de Busca, segundo ele: Estas possibilidades provam que o link patrocinado é o parceiro ideal do SEO. Aonde o SEO não vai, os links patrocinados complementam. Pense sempre no que é melhor para cada ação e acompanhe o andamento dela. […]

  2. Alexandre

    abril 15, 2007 @ 12:30 pm

    Concordo, eu também gosto muito de trabalhar e estudar (com) e sobre os SEOs, porém sempre recomendo os Links Patrocinados…
    Como sempre digo: Parabéns pelo Blog…

  3. Marcelo Barcia

    abril 26, 2007 @ 9:17 am

    Muito oportuno este Post sobre a dobradinha entre S.E.O e Links patrocinados. Os profissionais de marketing e Webmasters devem enfocar mais esta estratégia, pois penso que tanto o S.E.O como os Links patrocinados ainda são ferramentas sub-utilizadas no Brasil.

    Parabéns pelo excelente site!

    Marcelo Bárcia
    http://profbarcia.com

  4. Artur

    junho 12, 2007 @ 12:14 pm

    Boas,
    Bem, é a 1ª vez que visito teu site, os meus parabéns.
    Sou MCSA, mas como blogger sou um newbie. No entanto, depois de consultar vários sites/blogs, consegui em uma semana, ficar no 1º lugar no google, nas palavras assistencia gratis.

    Pode conferir: http://assistencia-gratis.blogspot.com

    Vou fazer o feed do seu, e colocar um comentário sobre si no meu.
    Quanto a links patrocinados, já registei em vários sites da matéria, mas como sou um 0 à esquerda, não sei como fazer. Recebo os emails com os convites para os links, mas depois … não sei o que fazer
    Vou passar a ser assíduo no seu site e ver se aprendo com quem sabe …
    Abraço.

    Artur,

  5. rodrigo

    julho 11, 2007 @ 7:47 pm

    Tudo no texto esta correto, porem eu gostaria de complementar um aspecto:

    Como consultor de web marketing sempre faço uma análise da concorrencia virtual do meu futuro cliente antes de afirmar qual a melhor campanha para ele…se ele precisa de um site institucional numa cidade onde não há outros sites bem posicionados e há uma limitação geográfica para a sua atuação, é possível uma boa colocação em TODAS as palavras chave do negócio dele.

    Porém, quando falamos em e-commerce, as coisas mudam porque a briga aumenta consideravelmente e os links patrocinados fortalecem às palavras chave onde o site não é relevante.

    Portanto, os links patrocinados são uma ferramenta extremamente útil mas desnecessárias para a maioria dos casos.

  6. Paulo Rodrigo Teixeira

    julho 12, 2007 @ 6:24 pm

    Desculpe me discordar Rodrigo.

    Não concordo. Links patrocinados são muito mais flexíveis permitindo grande detalhamento e pouquissimo investimento. O retorno é garantido.

    Grande abraço,

  7. rodrigo

    julho 13, 2007 @ 7:11 pm

    Paulo

    Realmente links patrocinados são mais flexíveis e permitem grande detalhamento. Respeito sua opinião.

    Mas para que indica-los para um site que pode ter uma ótima relevância sem pagar nada através dos links orgânicos ?

    O retorno de um site otimizado será infinitamente maior do que uma de link patrocinado se haver uma boa posição e não precisar pagar nada para isso…

    Tudo depende da concorrencia virtual do site…isso que eu disse no post acima.

    abraços

  8. Paulo Rodrigo Teixeira

    julho 16, 2007 @ 8:26 am

    Rodrigo,

    Os resultados naturais não são garantidos nem eternos, principalmente quanto a primeira posição, já os links patrocinados tem garantia.

    Alguns mercados tem muitas palavras também, o que torna impossível o posicionamento em todas elas.

    Concordo que é muito valioso ter um bom posicionamento em resultados naturais, mas sempre existirão oportunidades de uso em links patrocinados até para empresas bem pocisionadas.

    Grande abraço,

  9. Everson

    julho 25, 2007 @ 2:07 pm

    Concordo que o resultado em busca orgânica é muito importante, mas somente o fato dos links patrocinados trazerem cliques mais qualificados que a busca orgânica já vale cada centavo de investimento. A busca orgânica traz muitos paraquedistas. Os lnks patrocinados são muito mais relevantes.
    Abraço a todos!

  10. Paulo Rodrigo Teixeira

    julho 26, 2007 @ 1:55 pm

    Boa Everson. A linha é essa mesmo. Em links patrocinados cada clique pode ser ultra direcionado.

    Grande abraça,

  11. carlos

    setembro 16, 2007 @ 10:29 pm

    Estudar os SEOs nos da a mais futura imagnação de criação para melhor atender ao publico.

  12. matheus husdson filho

    fevereiro 12, 2009 @ 10:32 am

    Eu investi R$250,00 no link patrocinado do uol e me arrenpendi não tive retorno algum e nem suporte depois que paguei o boleto me esquecerão só me ligarão quando acabou os creditos

  13. Murilo

    janeiro 20, 2011 @ 10:11 pm

    É realmente importante saber unir uma estratégia SEO a uma boa estratégia de Adwords.