O que é SEO?
O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização do links em uma páginas de resultado era alfabética como nos diretórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.
Os fatores que influenciam o posicionamento das páginas são guardado a sete chaves pelos site de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possÃvel identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que você usa em um busca. Dependendo de quais palavras você utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.
O SEO pode ser dividido em duas partes. Fatores internos e fatores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, tÃtulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela. O Google utiliza um sistema de pontuação de 0 a 10 que é o PageRank.
Existe também o lado negro do SEO conhecido como Black Hat Seo. Nele, são utilizadas técnicas que tentam enganar os algoritmos das ferramentas de busca para melhorar o posicionamento da página como uso de texto invisÃvel ou de exibir conteúdo diferente para pessoas e sites de busca. Quando descobertos, os sites de busca podem punir os sites que utilizam estas práticas diminuindo a importância do site ou chegando a excluÃ-lo da sua busca.
Não se deve confundir o SEO com links patrocinados, pois no segundo você pode pagar para ter a garantia de ficar na frente de outros resultados, podendo ficar até em primeiro se estiver disposto a pagar o preço.
Conheça algumas ferramentas SEO que podem ajudá-lo no processo de otimização do seu site.
Promoção de convites SEO e TI | Marketing de Busca
novembro 17, 2008 @ 11:01 am
[…] o RJ. Para participar você precisa escrever nos comentários uma frase criativa com as palavras SEO e TI. Não esqueça de informar de que estado você quer o convite (RJ ou SP). Lembrando, use a […]
MaurÃcio
novembro 18, 2008 @ 10:09 am
Paulo,
Muito obrigado por todos os seus ensinamentos. Ainda estou em busca de conteúdos para a minha página, que será sobre treinamentos de vendas, negociação e liderança.
Forte abraço,
MaurÃcio
Os mistérios do Explore Interestingness do Flickr | danielmitsuo.com
novembro 25, 2008 @ 10:33 pm
[…] como no Google que as pessoas ficam disputando técnicas de SEO para poder melhorar o seu posicionamento na busca natural, no Flickr acontece algo […]
O que é SEO? | Experiência Livre
dezembro 11, 2008 @ 10:21 am
[…] O que é SEO? – Marketing de busca (https://marketingdebusca.com.br/seo/) […]
Acordo ortográfico - o que muda para nós? | Marketing de Busca
janeiro 4, 2009 @ 4:46 pm
[…] portuguesa. Para facilitar a vida de todos, vou colocar um resumo das mudanças e o impacto para SEO. Segundo o acordo, temos até 2012 para nos adaptarmos, mas se é para fazer direito, comecemos […]
Santa Isabel
janeiro 11, 2009 @ 2:58 am
Legal seu site parabens , estou agora melhorando a otimização do meu site.
http://www.santaisabelonline.com.br
abraço
ALPRADO
janeiro 16, 2009 @ 7:08 pm
Realmente, saber o mÃniomo de web standards e SEO faz-se necessário para que os investimentos em portais e sites tenham retorno satisfatório.
Ótimo conteúdo!
Reescrevendo URLs « Luiz Janela
janeiro 21, 2009 @ 12:25 am
[…] importante ter em mente que essa URLs limpa e semantica ajudam a aumentar 1000% a SEO do seu site. É bem simples implementar […]
Guilherme
janeiro 27, 2009 @ 10:43 am
Interessante!
marcuscavalcanti » Blog Archive » Além do Desenvolvedor
janeiro 31, 2009 @ 12:52 am
[…] SEO; […]
Loja virtual das Casas Bahia e a inclusão digital « Estratégia Empresarial
fevereiro 3, 2009 @ 1:09 am
[…] brasileira e consequentemente para o comércio digital e de quebra, para o marketing digital. Os SEO e SEM da vida devem estar pulando de alegria, imaginem os […]
Jane Audrei
fevereiro 8, 2009 @ 6:22 pm
Olá, venho aprendendo muito com este site. Vejo o quanto ele se tornou referencia em SEO. Obrigada pelo conteudo exposto de grande relevancia.
Tiago Dória Weblog » Semana da busca do Santo Graal
fevereiro 13, 2009 @ 3:25 pm
[…] conteúdo) pode ser muito negativo para os jornais de noticiário mais generalista. Em tempos de SEO, ficar fora dos resultados da busca é quase suicÃdio. Representa uma perda grande de tráfego, […]
Leonardo Barros
fevereiro 18, 2009 @ 1:45 pm
Meus parabens pelo site. Tenho aprendido muito com as dicas dessa grande ferramenta o SEO. Tento aplicar algumas dicas em meu site http://www.concursoseprovas.com.br
lana
fevereiro 27, 2009 @ 1:42 pm
muito bom o conteúdo!
sou nova na internet e estou lendo bastante sobre seo e aqui encontro o qe preciso
obrigada!
Amanda
março 9, 2009 @ 8:31 am
Excelente o conteúdo do seu Blog, comecei a pesquisar mais sobre o assunto “SEO” a meses, porém só agora no site http://www.marketingdebusca.com.br encontrei a resposta para todas as minhas dúvidas.
Muito obrigada
Gerson
março 19, 2009 @ 12:24 pm
Muito bom. Este artigo quebrou um galho pra mim valeu…
Paulo
março 28, 2009 @ 8:25 pm
Olá chara, tenho seguido algumas dicas suas, que por sinal são muito boas.
Parabéns !
Crise, que crise? Busca como diferencial « Groupweb’s Blog
março 31, 2009 @ 11:32 am
[…] mesmo mudei minha carreira decidindo me especializar mais SEO e links patrocinados antes mesmo de se falar disto no Brasil e posso dizer que foi decisão que […]
Luciano
abril 13, 2009 @ 4:00 pm
Paulo, seus parabéns por todo o seu trabalho!
Bruno
abril 24, 2009 @ 8:37 am
Muito boas dicas; SEO é um mundo 🙂
Parabens, Abraço!
Semântica Web » Black Hat SEO - o pior do SEO
abril 24, 2009 @ 9:40 pm
[…] isto, estas técnicas também são conhecidas como Search Spam. Existem empresas do mercado SEO que utilizam estas técnicas e pela falta de experiência no assunto, muitos clientes acabam nem […]
lucroptc
abril 30, 2009 @ 8:23 pm
Parabens pelas dicas mestre, e continue assim.
Aprenda a inserir um logotipo em temas WordPress - Plugpress
maio 4, 2009 @ 9:10 pm
[…] Este código foi adicionado para ‘esconder’ o tÃtulo e a descrição em texto, para que possamos adicionar o logotipo. Você também pode apagar direto no ‘header.php’, porém, isso não é recomendado por questões de SEO. […]
Quatro maneiras de otimizar conteúdo e obter melhores resultados no ranking de buscas do Google | Cooperblog
maio 19, 2009 @ 3:14 pm
[…] Um site internacional especializado em e-commerce chamado Pratical Ecommerce divulgou um artigo muito interessante sobre as formas de melhorar o posicionamento de um site num ranking de buscas. O artigo cita os quatro passos essenciais para que seu site tenha uma melhor visibilidade nas buscas do Google. Porém, além das que o artigo cita, existem outras práticas que são dedicadas a este resultado. O nome desse conjunto de práticas é Search Engine Optimization (SEO). […]
Eulelis
maio 21, 2009 @ 11:37 am
Paulo, parabens pelo bom posicionamento deste artigo com a palavra-chave search engine optimization, levando em consideração que um clique nesta palavra-chave custa R$18,11 estar poscionado na terceira posição da primeira pagina, é muito bom!!! Parabens pelo bom trabalho executado e pelos otimos resultados obtidos!
Dicas blog: 6 excelentes ferramentas para analisar o SEO de seu blog | GF Soluções
maio 21, 2009 @ 1:32 pm
[…] Marketing de Busca – O que é SEO […]
O que é marketing de busca? | Marketeando
maio 24, 2009 @ 7:13 pm
[…] Se quiser saber mais sobre marketing de busca, visite o site do especialista Paulo Rodrigo Teixeira. […]
Paraquedistas e SEO: o Google lê comentários | BlogPop, Feito por Anônimos
maio 25, 2009 @ 8:31 am
[…] e serviços oferecidos pelos anunciantes de links patrocinados. Ainda falam que fazer isto é SEO, mas isto é uma outra […]
Baratino.com| Buscadores, Google vai perder a preferencia?
maio 29, 2009 @ 2:00 pm
[…] E isso me faz perguntar? será que esse novo buscador seguirá os mesmo padrões / técnicas de SEO (Search Engine Optmization) para alavancar seu site? Se não… Toma mais dor de cabeça pros […]
SEOmeu / Herton
junho 1, 2009 @ 8:57 am
Muito informativo!
Primeiro lugar dos resultados do Google com a palavra chave “SEO”.
Parabéns!
A importância do SEO para corporação | Agência DDA
junho 3, 2009 @ 4:32 pm
[…] Marketing de Busca Mais qual a importância do SEO para o site da minha Empresa? Bom. Um dia já fiquei com essa […]
Leonardo Sommariva
junho 10, 2009 @ 12:11 pm
Paulo
Parabéns pelo primeiro lugar por “SEO”.
Conheci você num encontro de design e web em Floripa!
Utilizarei o seu livro como material para cursos que darei aqui em Santa Catarina.
Um Abraço!
Como alterar os links permanentes no Wordpress « FONTE DE DADOS » TUDO QUE VOCÊ PRECISA EM UM ÚNICO LUGAR!
junho 11, 2009 @ 9:16 pm
[…] resultados nos sites de busca, como o Google, são necessária a implementação de técnicas de SEO. Dentre elas venho destacar os Links […]
Qual melhor ferramenta Online para “vender” sua empresa? « Sem invenção
junho 15, 2009 @ 1:15 am
[…] marca tem aumentado bastante. Para 48% deles, a ferramenta que dá maior retorno nas campanhas é o SEO ou em português, Search Engine Optimization, que é o marketing voltado para a otimização dos […]
Ricardo
junho 17, 2009 @ 3:14 pm
Realmente é muito relevante levar essa informação as pessoas pois assim elas passam a entender a necessidade de colocar seu site em evidência nos mecanismos de busca existentes. Afinal, quanto mais sua empresa aparecer mais ela vai vender.
Parabéns pessoal.
JonathanAlex.com » Procurando por um bom template para wordpress
junho 17, 2009 @ 4:07 pm
[…] necessário ver se a estruta do tema é boa, se tem boa navegabilidade e principalmente se o SEO (Search Engine Optimization), está bem feito. Procure ver nos códigos de seu template se os […]
SEO e Google Analytics melhoram o {PrimeiraChance} | StartAPP
julho 3, 2009 @ 11:55 am
[…] pelo básico do SEO, verificando todo o código xHTML em busca do que pudesse ser otimizado. Diminui o número de […]
Carlos Eduardo Lins
julho 4, 2009 @ 2:21 am
Boa Palestra Na Candido sobre o poder do google.
José Geraldo
julho 13, 2009 @ 4:25 pm
Maneiro o Post, concordo com vc , SEO é fundamental para o sucesso de um site.
T+
Blog: construa confiança e demonstre experiência | e-Commerce Total - eCoopertec
julho 15, 2009 @ 5:24 pm
[…] – Otimize táticas de SEO: […]
mendes
julho 25, 2009 @ 12:59 pm
boas dicas parabens
Claudia Martins
julho 28, 2009 @ 5:48 pm
Olá gostaria de saber como faço p meu blog aparecer nas pesquisas google?
Favor me envie por e-mail os passos a serem tomados.
Obdrigada
Sonia
agosto 12, 2009 @ 8:56 pm
Olá,
Adorei seu artigo…estou aprendendo muito…vc tem ajudado bastante. Escreva outros…Parabéns…Linguagem bem clara de fácil entendimento.
abraços
Berta Ataide
agosto 29, 2009 @ 11:42 am
* Desosnestos leia-se: Desonesto. ( motivo teclado com defeito)
Edvaldo Junior
setembro 2, 2009 @ 6:44 pm
boa noite eu gostaria de saber um poco mais sobre blog coporativo e se vale a pena invetir em um.
Minha maior dúvidas é o sobre o quanto ele ajuda na otmização do site e se ele faz com que o meu site tenha uma maior credibilidade junto ao google, fazendo assim com que o meu site apareça mais adiante.
A grosso modo minha duvida é essa?
Gostaria de alguns esclarecimentos sobre o tema e pra isso conto com a colaboração dos mais entendidos sobre o assunto
Atenciosamente
Edvaldo Junior
Alexandre P Lima
setembro 10, 2009 @ 11:05 am
Otima matéria! Estou justamente aqui porque o Marketing de Busca apareceu na primeira posição. Parabéns!
Lendo um trecho que fala sobre técnicas Black Hat como usar texto invisÃvel para enganar o algoritmo de busca me bateu uma dúvida. O google interpreta o image replacement como Black Hat? Uso exaustivamente esta técnica para tÃtulos de nivel H1 colocando uma imagem como background e aplicando um text-indent:-9000px”.
Obrigado
Marcus Sá
setembro 19, 2009 @ 1:50 pm
Olá, tenho baseado meus estudos nos textos disponÃveis aqui no marketing de busca e apartir deles comecei a disponibilizar para meus clientes otimização de seus sites e tudo está ocorrendo muito bem para o curto prazo que se passou, então gostaria de externar minha gratidão pelos textos disponiveis aqui!
Jocas
setembro 24, 2009 @ 8:12 am
Excelente artigo….
Cai aqui de parquedista e adorei a qualidade do conteúdo.
Muito bom… Vou assinar o Feed não vou querer perder nada dos teus artigos….
Parabéns…
canilsdr
setembro 25, 2009 @ 1:20 am
Olá, parabéns pela matéria, sou web do meu site e vou utilizar o que li aqui pra tentar otimizar meu site.
parabéns!