Sitelinks Рinforma̤̣o ̼til direto na SERP

Parece que o Google aproveitou o início de 2008 para distribuir sitelinks. Varios blogs e sites receberam este recurso. O Marketing de Busca também ganhou um. Veja um print screen.google-sitelinks.gif

Para quem não sabe, os sitelinks são oito (ou menos) pequenos links que ficam abaixo do primeiro resultado da SERP. Normalmente eles são acionados quando o nome do site é procurado. Normalmente se atribui ter sitelinks quando suas páginas internas também tem PageRank razoável. Os sitelinks servem para ajudar os usuários a chegar diretamente na informação que precisam.

Dentro do Google Webmaster tools você pode bloquear os links que quiser. No meu caso, alguns dos links não eram relevantes para o usuário enquanto em outros, o título não era adequado. Ao bloquear você pode informar o motivo do bloqueio. No meu caso bloqueei 4 links. Depois de bloqueados, eu recebi um prazo de dois meses para que ele continuem bloqueados. Atualizo o post com o que acontecer.

9 Comentários

  1. Gabriel Martins

    fevereiro 26, 2008 @ 9:13 am

    Oi Paulo,

    no meu site também aconteceu, esperei bastante por isso, agora sim!!!

    digite bdabassora no google.

  2. Pablo Almeida

    fevereiro 26, 2008 @ 9:22 am

    Eu acho isso bem maneiro! é um grande recurso, mas não sei como fazê-lo/usá-lo…Ajuda bastante em alguns casos para a pessoa ir direto a uma determinada seção do site! 😉

  3. Alex

    fevereiro 28, 2008 @ 8:40 pm

    Olá, também tivemos essa atualização em nosso site, porém alguns links estão com títulos ruins e sem nexo. Saberia me dizer se é possível alterar o título? ou a única opção seria remover aquele link? Abraço

  4. Tiago Celestino

    fevereiro 28, 2008 @ 9:03 pm

    E hoje estava conversando com um brother no trabalho sobre isso. Uma dúvida Paulo, o sitemap também ajuda com os sitelinks?

  5. Paulo Rodrigo Teixeira

    fevereiro 29, 2008 @ 10:48 am

    Gabriel, eu chequei. Parabéns!

    Pablo, realmente sinto como fosse uma ajuda ao usuário.

    Alex, meu títulos também não eram bons e se você olhar agora, bloqueiei vários devído ao título não descritivo. Minha aposta é que eles deve propor outro título em breve.

    Tiago, não tem relação com o sitemap, pois tenho dois site que ganharam o sitelinks e nenhum tem sitemap. A função do sitemap é apenas ajudar a indexação correta das páginas.

    um grande abraço a todos

  6. Alex Sander Pelati

    fevereiro 29, 2008 @ 7:20 pm

    Paulo, conheci seu site recentemente e estou gostando muito. O site da minha agência também está com sitelinks. Legal saber os critérios do Google sobre sua nova funcionalidade.

  7. Web Designer Demétrios Martins

    março 21, 2008 @ 5:45 pm

    No meu site infelizmente ainda não apareceu mesmo pq a maior parte dele é feito em flash, porém em alguns sites de meus clientes já vi resultado, semana passa o sitelinks me ajudou na hora que busquei por um laboratório, logo abaixo já tinha o link para “resultados de exames”, dessa forma fica mais dinâmico nossos acessos aos sites sem perda de tempo procurando por determinados links que nem sempre são visíveis. Pena que isto não é configurável pelas ferramentas do google.

  8. Valdir

    junho 8, 2008 @ 8:51 pm

    Muito bom este post, sempre queria saber como alguns site tinham este sitelink, e vejo que ha a necessidade de ter um bom pagerank para obter este sitelink.

  9. Roni

    novembro 14, 2008 @ 4:00 pm

    Até o momento o meu blog não recebeu este recusro. Você sabe qual o requisito para chegar nele?