Descubra o que é o Social Media Marketing
O orkut é um dos sites mais acessados do Brasil. Outras redes de relacionamento também tem muitos acessos em seus paÃses como o Bebo e o MySpace. Sites de colaboração do usuário proliferam. O Digg anunciou que alcançou um milhão de usuários. No Brasil, o Rec6 domina este cenário. Flickr, del.icio.us, YouTube e outros diversos sites sociais também experimentaram aumentos na quantidade de usuários. Essas redes sociais permitem o aparecimento do Social Media Marketing ou SMM.
No inÃcio, ele recebeu o termo Social Media Optimization por Rohit Bhargava, mas acabou tendo a último palavra trocada por fazer mais sentido. O Social Media Marketing são as ações de marketing relacionadas a estas redes sociais seja para fixação de marca, relacionamento com seus clientes e até as ações virais. Ao participar destas redes, você tem a oportunidade de feedback direto dos participantes. Existem várias maneiras de aplicar o Social Media Marketing.
Site do tipo Digg podem trazer bastantes usuários até o seu site. Se um artigo ou matéria for considerado interessante pelos participantes, eles irão votar no artigo. A conseqüência é ela ir para a lista de mais votadas e estampar a home do site. Além dos acessos, as pessoas podem associar aquele artigo ao seu site, assinar o seu feed, ou guardá-lo no seu favorito online.
Os sites de bookmarks ou favoritos online também são uma mão na roda. Artigos ou páginas que tem um Ãcone para o del.icio.us ou Blinklist possibilita que o visitante guarde sua página com facilidade nos favoritos. Quando várias pessoas guardam favoritos da mesma página ela pode se tornar popular. O del.icio.us tem este recurso, basta acessar http://del.icio.us/popular/ que você terá acesso aos favoritos mais gravados recentemente.Â
Sites de relacionamento também fazem parte de SMM. Hoje os clientes criam espontaneamente comunidades sobre a sua empresa. Falando bem ou mal dela. Não pense que isto é ruim. Ao saber do que seus clientes reclamam, você tem a chance de identificar estes problemas, corrigi-los e explicar publicamente o ocorrido. Já vi casos clientes irritados que após um esclarecimento se tornaram advogados da marca falando bem dela para todo mundo.
O mais antigo integrante do SMM são os grupos e fóruns da internet. Sites como o Google Groups, Yahoo Groups e até o Yahoo Respostas e as mensagens das comunidades do Orkut fazem parte deste grupo. Participando e contribuindo para estes grupos, você começa a fazer parte da comunidade e cria a sua reputação. Uma simples assinatura com o seu site ao responder uma pergunta, pode fixar na cabeça dos participantes o seu site relacionado ao assunto.
O SMM também tem seu lado negativo. Seja nos comentários de um blog, em um perfil criado do Orkut ou em um marketing viral que não vingou, a sua imagem ou da sua empresa pode ficar abalada, por isso, haja sempre com transparência e respeito ao seu cliente. Tentar enganar a comunidade é um erro imperdoável. Ela é bastante esperta.
Marcelo Sant Iago
agosto 23, 2007 @ 5:12 pm
Também chamado de social search. Escrevi um artigo sobre isso em junho de 2006:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/06/05/personalizacao-ou-colaboracao/
E o Orkut não é um dos sites mais acessados, é O site mais acessado.
🙂
Ygor Aragão
agosto 23, 2007 @ 8:36 pm
Olha que o FaceBook quer entrar na disputa heim 😉
haeueah!!
Muito obrigado pela postagem no http://www.blogdoaragao.com
Grato desde sempre!
Grandes abraços e sucesso com o blog!
Deb Alonso
agosto 23, 2007 @ 8:47 pm
Yep!
Tb escrevi um artigo sobre SMO no webinsider ano passado:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/12/17/social-media-optimization-o-marketing-em-redes-sociais/
🙂
Paulo Rodrigo Teixeira
agosto 24, 2007 @ 7:13 am
Marcelo,
Hehehehe. Quem ia imaginar que um site com um nome desse ia ser o número um no Brasil? Claro que eu nunca imaginaria um tal de Google também =).
Ygor,
Será que o Facebook consegue abocanhar o mercado brasileiro? O povo daqui é muito fiel a sites. Dificilmente trocam por pouca experiência em internet (digo povão). Além do fato de uma comunidade inteira migrar será bem difÃcil. O Google está com a faca e o queijo na mão.
Deb,
Eu li aquele teu artigo que ficou muito bom por sinal.
Sumiu hein!
Grande abraço
Marcelo Barcia
janeiro 30, 2008 @ 11:20 pm
Acredito que o SMM é a “bola da vez” do ciberespaço…
Abs,
Prof. Barcia
Ruben Zevallos Jr.
junho 4, 2008 @ 8:07 am
O SMM é uma coisa interessante e somente por esses dias que decidi dar a devida atenção e estamos incluindo links para inclusão das páginas de notÃcias para o Del.icio.us e outros, tudo com o rel=”nofollow” para evitar problemas coms os buscadores…
O SMM parece que foi levantado com o Orkut, quando se tornou algo único e todo mundo queria fazer parte desse mundo… o Orkut é muito interessante, mas tive que sair desse mundo devido a problemas no meu relacionamento… o meu relacionamento é e deve ser muito mais real que as amizades virtuais…
O SMM acho que está começando… na realidade, tudo na Internet ainda está começando… logo teremos o acesso móvel barato e disponÃvel e com isso um novo mundo de coisas vão aparecer.
clotilde
julho 20, 2008 @ 3:15 pm
mais uma ideia fantastica
Thiago Blauth Ferreira
novembro 25, 2008 @ 7:09 pm
É… sem sombra de dúvida o Orkut é o site mais acessado no Brasil! 60,67% dos usuários do Orkut são jovens de 18 a 25 anos. Isso é um dado interessante para Social Media Marketing, por que as ações devem focar nos costumes desses usuários que são a maioria, Social Media Marketing faz nós profissionais da web repensar as estratégias. Eu venho tentando encontrar maneiras interessantes de fazer Social Media Marketing nas redes de maior utilização no Brasil. “Tenhu” uns artigos no blog http://antisocial.munbolins.com.br – E a última da Google é a integração do Google Talk direto no Orkut… será que o MSN vai começar a sentir o bafo do Google Talk no seu pescoço! hehehe!
Rodrigo Henrik
dezembro 9, 2008 @ 1:36 am
Muito bacana o post. Infelizmente o Orkut não é bem utilizado por seus usuários, tendo em vista que há muita pornografia, homoxexualismo e pedofilia.
Alvimar OlÃmpio Ferreira
janeiro 6, 2009 @ 12:01 am
Muito legal essa da imagem do bebê, esse aumento de visitas fantástico, a dribla do frame…etc, rss…, Paulo que rotina heim, cursos, palestras,blogar,etc. Força e saude para vc e toda sua turma! Tem tanta info aqi q tenho q voltar depois pra ler toda a page, nao pude terminar infelizmente…um abraço!
Alvimar
janeiro 9, 2009 @ 12:40 am
Epa! Postei esse comentário sobre outro assunto, em outra notÃcia, como veio parar aqi!!! Não sei como, me desculpem!
Mais social | Marketing de Busca
janeiro 30, 2009 @ 10:21 am
[…] e eventos as pessoas questionarem, resolvi ficar mais “social”. Não é ação de SMM, mas algumas mudanças no marketing de busca. No site não tinha nem o meu nome, quanto mais uma […]
Livro: SEO: Otimização de sites « SEO de brigadeiro
fevereiro 1, 2009 @ 11:40 am
[…] de sites, de Paulo Rodrigo Teixeira, é o ideal. Além de ter noção de links patrocinados e Social Media Marketing, os leitores aprendem a escolher palavras-chave, a realizar ações de otimização on page e off […]
Livro: SEO: Otimização de sites | seodebrigadeiro.com
março 6, 2009 @ 9:29 pm
[…] de sites, de Paulo Rodrigo Teixeira, é o ideal. Além de ter noção de links patrocinados e Social Media Marketing, os leitores aprendem a escolher palavras-chave, a realizar ações de otimização on page e off […]
Daniel
março 21, 2009 @ 12:19 pm
Acho uma Droga isso, usar redes sociais pra fazer propaganda. Pode ser otimo para as empresas tudo bem, mas e a privacidade das pessoas ?
Poluição visual não está mais nas ruas agora está também na internet.
Sua loja virtual no Google | D Loja Virtual.
maio 12, 2009 @ 12:14 am
[…] – Utilize sites de social media; […]
Jefferson
junho 9, 2009 @ 9:49 pm
Um dos mais recente entre os SMM é o Twitter.com. Apesar de ainda não ter a tradução para o português, Já está sendo considerado em breve um dos maiores sites de relacionamento.
Dizem que até mesmo o google já ofereceu uma $$$ para comprar o site mais o Twitter disse que este não está á venda.
SOCIAL MEDIA MARKETING (SMM) – O MARKETING EM MÃDIAS SOCIAIS | Ponto Marketing
novembro 5, 2009 @ 10:43 am
[…] Descubra o que é Social Media Marketing; […]
Fabrica de loja virtual
dezembro 19, 2009 @ 7:55 am
Muito bom seu artigo. SMM ainda é algo novo para mim, mas depois de ler seu artigo, tive uma visão melhor do que podemos atingir.
Abraços
ENTREVISTA PARA O BLOG THINK)OUTSIDE SOBRE A COLETÂNEA / Ponto Marketing - Blog marketing, artigos para micro e pequenas empresas, gest
dezembro 19, 2009 @ 9:12 pm
[…] são feitos através de redes sociais e o uso estratégico de SMM (social media marketing). As mÃdias sociais trabalhando de forma integrada conseguem alavancar lançamentos na internet de […]
AdÃlson
fevereiro 4, 2010 @ 6:57 am
Olá! Acreditamos que o Marketing em MÃdia Social deva ser umas das saÃda de integrar o cliente ao seu site, por isso, aos pouco, vamos procurando uma maneira certa de fazer parte deste movimento. Nós do site Sorte Mais parabenizamos a equipe deste site pelo artigo.
Jackson Kuntz
outubro 17, 2010 @ 6:30 pm
tudo parece passageiro, na época desta notÃcia orkut era o top, hoje o facebook ta ganhando bastante usuário (me refiro ao brasil) até quando? todo dia tem uma rede social saindo. Quem trabalha com isso vai ficar se especializando toda hora em novas redes? O twitter dá tanto pau, que é um saco, ele é confiável? se dá pau toda hora as empresas vão confiar? as tags para #felizdiadoprofessor, só entraram 3 dias depois do verdadeiro dia, isso é confiável, é isso que chamam de feedback? Aconselho a investir em algo mais sólido e tradicional do que em redes sociais, esse negócio só existe porque publicitários sem talento não conseguiram entrar no mercado tradicional que apesar de arcaico tem se mostrado durável. Não sou contra atualização, mas lhes digo redes sociais não são uma atualização, são uma moda.