Três itens mais importantes de SEO
Estava conversando com alguns amigos sobre quais são os elementos mais importantes na estratégia SEO. Fizemos um jogo e acabamos praticamente todos falando os mesmos itens: TÃtulo da Página, Conteúdo e Links. Claro que existem outros fatores como domÃnio, idade do site, código válido, mas eles não chegam perto dos três primeiros. Vamos então estudar cada um deles.
TÃtulo da Página
O primeiro item mais importante de SEO é o tÃtulo da página. Para quem não sabe, é o conteúdo que vem dentro da tag HTML title. Um exemplo de código é:
< title>TÃtulo da Página< /title>
Este texto aparece no topo do navegador a direita do Ãcone do aplicativo. Outra função dele é aparecer na página de resultados de uma busca. Ele pode servir como estÃmulo para que a pessoa clique no link. Para criar bons tÃtulos de página, você pode usar seguir algumas recomendações.
Uma delas é construir tÃtulos únicos. Ter um site inteiro com o mesmo texto de tÃtulo não serve para nada. Outra dica é ter tÃtulos de página descritivos. Isto facilita para uma pessoa, por exemplo, avaliar se o conteúdo do texto servirá para o que ela deseja. Evite também tÃtulos longos. O W3C recomenda que o tÃtulo da página tenha no máximo 64 caracteres. Não precisa seguir a ferro e fogo, mas não abuse do tamanho.
Outro ponto é ter a palavra-chave no tÃtulo. Lembre-se que o tÃtulo tem que ser descritivo, então nada de entupi-lo de palavras-chave que não farão sentido para quem ler. Pode ser tentador estar bem posicionado em várias buscas com o mesmo tÃtulo, mas não esqueça que pessoas são mais importantes que robôs de busca.
Conteúdo
O conteúdo é o mais difÃcil de definir. Primeiro que o Google recomenda que você crie um site rico em informações úteis. Mas como definir isto? Entre os profissionais SEO, eles afirmam que as páginas devem ter bom conteúdo. Mas o que é bom conteúdo?
Alguns afirmam que é um conteúdo recheado de palavras-chave, outros dizem que é o tamanho do texto e outros que é a densidade de palavras-chave no texto. Eu prefiro ver como algo que seja útil para alguém. O sentido de útil pode incluir também interessante, algo que as pessoas se interessem, que as ajude a resolver algo ou que ensine algo interessante.
Existem várias formas de gerar um conteúdo de qualidade, mas neste artigo vou falar apenas sobre conteúdo único. Se ninguém escreveu sobre o assunto, pode ser uma boa oportunidade de escrever algo original e que ajude as pessoas a saber sobre o assunto. Evite copiar textos. Conteúdo duplicado pode causar até punição. Em breve escrevo outro post falando sobre conteúdo de qualidade e atualizo aqui.
Links
O terceiro item são os links. Os links são a base da Web. São eles que permitem nos aprofundarmos em assuntos quando estamos em uma página que tem um link para outra. O Google conseguiu se diferenciar de seus concorrentes graças ao sistema de PageRank. O PageRank é como um sistema de votação em que ele pontua os sites conforme a quantidade e “qualidade” dos links. Ter links apontando para o seu site irá influenciar a posição dele na página de resultados de uma busca. Um detalhe é que as páginas internas também tem pontuação diferente da raiz do site, o que pode permitir que sites com PageRank alto fiquem posicionados depois de páginas com PageRank pequeno, além de que diversos outros fatores ocultos decidem o posicionamento.
Além do voto, os links podem influenciar uma página linkada de outras formas. Uma maneira é o texto âncora. Ele é o texto que é clicável no link. Este conteúdo do texto serve como uma referência sobre o que é o conteúdo do link. Um exemplo disto é o Google Bomb. Eu também já percebi que não apenas o texto do link influencia. O texto próximo do link também afeta os resultados.
Bom, claro que estes três fatores podem mudar no futuro, porém acredito que se realmente houver uma mudança, ela será mÃnima. Como já disse, existem centenas de outros fatores para determinar o posicionamento. O principal é fazer páginas pessoas e não para máquinas.
Anny Rose
março 27, 2007 @ 5:20 am
#Ótimas dicas.
#Tenho uma dúvida:
1-Linkarmos sites não relevantes (fraquinhos), nos prejudica (me refiro a relevancia)?
André Valongueiro
março 27, 2007 @ 9:01 am
Excelente!
Muito esclarecedor! Agora fico no aguardo de um post sobre a questão do que viria a ser “conteúdo de qualidade”.
Grande abraço e muito obrigado!
Paulo Rodrigo Teixeira
março 27, 2007 @ 11:46 am
Oi Anny,
Vou te responder indiretamente. Se você linka um site reconhecidamente spammer, você é punida.
Agora vou escrever o que acho. Não prejudica você linkar um site que tenha um PR baixo. Linkar para um site PR 10 não vai tornar seu site melhor, somente evite criar links para páginas que você não recomendaria ou se envolva e troca de links, afinal, links são recomendações.
Grande abraço
eduardo h dias
abril 5, 2007 @ 3:14 pm
Olá amigo. Fora estes três itens mais importantes para um bom rankeamento, eu gostaria de perguntar se o próprio nome da URL tem uma importância razoável ??
Paulo Rodrigo Teixeira
abril 5, 2007 @ 4:20 pm
Sim, a ter palavras-chava na url é uma boa para SEO, mas eu recomendo que é mais importante uma URL única para um serviço e associar os termos a esta marca.
Grande abraço
pagerank
junho 14, 2007 @ 11:04 pm
Muito bom artigo! parabens
Blog
julho 17, 2007 @ 8:57 am
Qual a melhor maneira de construir backlinks?
Existe algum programa que faz isso?
Eduardo
julho 24, 2007 @ 11:23 am
Muito legal seu artigo me ajudou bastante!
Thomaz
julho 25, 2007 @ 1:30 am
ótimo artigo!
Salvo no favoritos!
Maribit
agosto 31, 2007 @ 3:44 am
Agradeço por teres colocado a disposição estas informações sobre anúncios.
Foi de suma importância.
Sucessos em teus empreendimentos.
PedroMenezes.com » Blog Archive » Porque copiar conteúdo de sites é suicÃdio
setembro 30, 2007 @ 8:09 pm
[…] que faz um site crescer é conteúdo inédito e interessante, pois o Google indexa direitinho e te posiciona melhor se outros gostarem e criarem […]
Diego
novembro 14, 2007 @ 5:54 pm
Muito bom essas dicas, to tentando colocar o meu site no topo, uma loja de informatica
Guia de Empregos
novembro 30, 2007 @ 7:36 pm
Ola, gostaria de parabeniza-los pela discussão, mas tenho uma grande dúvida. Como o google determina a qualidade dos meus link. Seria pela palavra-chave???
Aguardo
Sérgio Cruz
dezembro 10, 2007 @ 4:35 pm
Respondendo a pergunta acima:
Não! Seu site será avaliado pelo seu conteúdo acima de tudo. Evite conteúdos duplicados, copiados de outros sites. Procure escrever bastante também, isso ajuda muito! E dentro de seus textos use as palavras-chaves, o google juntará o útil ao agradável automaticamente.
Depois disso preocupe-se também titulos, urls amigaveis, meta tags, etc. Isso tudo ajuda muito no posicionamento de seu site no google e outros sites de busca. Ajuda no pagerank também!
Fabiano Pereira
fevereiro 8, 2008 @ 12:19 am
Sites para pessoas, não para máquinas.
Disse tudo!
Tráfego na web » Blog Archive » Dicas SEO para blogs do Google
fevereiro 12, 2008 @ 1:14 pm
[…] Confirmado que o tÃtulo da página é a base do SEO. […]
Junior Lima
fevereiro 13, 2008 @ 9:52 am
Sem Dúvida o trabalho do SEO tem que ser cuidadoso, parabens
Abraços
Paulo Bartelli
março 1, 2008 @ 12:37 am
Olá amigo. Obrigado pelas dicas.
Gostaria de saber se o uso de metatags e submeter o site em vários sites de busca melhoram meu pagerank.
Abraços.
Pedro nagi
março 1, 2008 @ 12:39 am
Cadastrar meu site em 3.100 mecanismos de busca ajudam a melhorar meu PageRank no google?
Muller
março 18, 2008 @ 8:20 pm
Pedro, com certeza não ajuda em nada. Alguns motivos:
1 – Muitos desses buscadores não possuem uma boa pontuação;
2 – Você não os conhece, então não tem como saber se utilizam técnicas que ferem as diretrizes dos grandes mecanismos, boa parte talvez pratica e então o seu site seria prejudicado;
3 – Os sites cadastrados em muitos deles somente são listados caso seja feita uma busca interna, então como o Google encontraria o seu site lá?
Tome cuidado, não recomendo essa prática.
Boa sorte!
Fabiano Suekane
abril 18, 2008 @ 10:55 pm
Parabéns pelo post. E o site já está favoritado. Vai ser muito útil.
Sucesso… Abs
Jéssica
maio 4, 2008 @ 9:54 am
….Esse texto é uma “PIII editado”, vcs tem que fazer um texto mais detalhado…
Paulo Rodrigo Teixeira
maio 4, 2008 @ 2:54 pm
Jéssica, editei o seu comentário pois este é um blog SEO de famÃlia e não permite palavras baixas. No próximo comentário seja mais especÃfica que podemos incluir o que você precisa.
Pena que você não mandou o e-mail verdadeiro. Será que você é real ou um personagem criado por alguém sem coragem de se expor?
Grande abraço
Super Wallace
maio 15, 2008 @ 4:39 am
Muito boa as dicas. Desculpe está comentando na matéria “tão longe de sua data” mas é que, encontrei o blog em poucos dias, e estou lendo matéria por matéria. Eu Tenho algumas dúvidas:
Como deixar as meta-tags com 100% de relevancia comparado ao conteudo da pagina? Meu blog tem 80%, isso é bom?
Qual é a importancia da tag alt para os motores de busca?
Tem um limite mÃnimo na qual a pagina deve manter para “evitar problemas” com os buscadores?
Otimo blog, estou por aqui todos os dias. Sucesso 😀
Ruben Zevallos Jr.
junho 4, 2008 @ 8:02 am
Como comentei em outro post… nas minhas empresas, sempre procuramos gerar páginas utilizáveis pelos usuários e os TITLE sempre foram a 1a coisa devido a 3 fatores:
– O tÃtulo da tela do Browse
– O tÃtulo na barra de tarefas
– O resultado nas buscas
O usuário precisa conseguir descobrir onde que ele está e não o nome do site… acho que isso ele já sabe.
O conteúdo vai de acordo com cada página… se for um site institucional, a coisa tem se seguir o que foi definido, mas se for um jornal, como o http://www.jornalpequeno.com.br, cada página terá o seu meio…
E os links… bom… muitos sites tem seus links devido a origem do seu conteúdo, ams a questão é como conseguir que um site cresça de forma orgânica?
Penso que a criação de conteúdo de interesse, onde as pessoas possam criar refências ao seu site com base no que foi escrito é uma boa… ou, gadgets para que os usuários utilizem nos seus sites… (será que isso poderá ser visto com o Black Hat?)
Alexandre monassa
junho 25, 2008 @ 3:20 pm
bom conteúdo ? ninguem sabe como fazer um bom conteúdo nem como definir , nenhum robo do google irá conseguir dizer isto, mas ai vai uma dica: informações sérias com as fontes checadas e especialistas consultados. verificar se as fontes são importantes e os especialistas consultados também. Afinal é impossÃvel escrever algo hoje em dia sem citações das referências ou consultando informações confiáveis através da net ou de especialistas. Do resto só se a pessoa for um poeta que cria excelentes frases ou então uma mulher bonita que posta algum vÃdeo na internet.
Vanessa
agosto 14, 2008 @ 12:53 pm
Paulo,
Cadê o post sobre conteúdo?
Estou fazendo uma nova varredura do seu blog! rsrsrs!
Abraço!
Eli
outubro 28, 2008 @ 12:45 pm
Olá Paulo, eu tenho uma dúvida e não consigo achar respostas para resolve-la.
Gostaria de saber com eu faço para tortar os tÃtulos dos meus artigos clicável, eu quero dizer os tÃtulos dos posts. Agradeço muito se puder me ajudar.
Abraços
Quanto vale um site? | Alma Carioca - Contos e Crônicas
novembro 16, 2008 @ 5:53 am
[…] estar condenado a receber poucas visitas e não conseguirá sobreviver. Essa é a diferença. Há profissionais dedicados a isso, como é o caso do meu xará, Paulo Rodrigo Teixeira, do Marketing de Busca, e o assunto é […]
Eloy
dezembro 18, 2008 @ 5:54 pm
Beleza, segui os passos e meu PR aumento para 3 rapidinho
Reisman Alianças e Jóias
abril 14, 2009 @ 12:47 am
Excelente matéria!
Eu acho complicado o topico 2 “Conteúdo do site” para por exemplo uma loja virtual. O foto principal é vender certo? Se adicionarmos muitas coisas escritas ( materias por exemplo) corre o risco do cliente focar mais nas materias e esquecer do produto!
Seria uma alternativa criar um site só com o conteudo e linka-lo com o site que estamos desenvolvendo?
Abraço a todos !
Roberto Denigrs
abril 15, 2009 @ 12:44 pm
Fala Reisman!
Bom no meu ver se vc fizer um link de um outro site para seu site http://www.reisman.com.br não será considerado um blackSEO nao. Para mim SEO seria se vc copiasse o seu site exatamente no outro de fotos.
Estou certo amigos? Espero ter ajudar. Abraço Beto.
Carlos Eduardo
abril 24, 2009 @ 11:17 pm
Parabéns pelo site e pelos artigos. Não conhecia esse site ainda. Mas agora já está em meus favoritos e diariamente vou dar uma passadinha por aqui!
Abração e sucesso!
Diacono Sergio Henrique Solino Christino
setembro 3, 2009 @ 12:32 pm
O site é muito bom, ainda estou meio complicado com relação ao Pagerank, mas estou tentando aprender, sou novo nestes serviços mas chegaremos lá.
Um grande abraço e sucesso!
Julio Cesar
setembro 10, 2009 @ 11:43 am
Parabens pelas matérias!
O mundo precisa de mais pessoas para construir e menos pessoas para destruir. Voce consegui mostrar como isso pode ser feito!
Muito Bom!!!
Ebomi
setembro 16, 2009 @ 2:38 am
bem legal, já li esta formula 100 vezes, acredito que vou melhorar em alguns meses, mas acredito que para melhorar num modo geral é escrever em quantidade e qualidade e esperar e relevancia do seu site ou blog subir e subir.
parabéns pelo post, sucesso!!!!
shyros
novembro 17, 2009 @ 4:30 pm
Mais um post excelente!
Sobre o tÃtulo ser a base do SEO, foi novidade pra mim.
=)
Diego
dezembro 14, 2009 @ 5:57 pm
Creio que esses supostos 200 fatores do google são realmente mentira.
Como o usuario saberá tudo que precisa fazer?
Google procura qualidade nos resultados de busca, como encontrar total qualidade se não indica esses supostos 200 fatores? Medo da concorrencia? Então que continue tendo problemas com spam e outras técnicas ilegais de SEO.
Como criaremos um sites sem conhecimento desses 200 fatores? Creio que é historia do Google…totalmente história.
É um problema que o proprio Google desenvolveu.
Welington Adriano
fevereiro 25, 2010 @ 2:09 pm
Material muito bom. Já virei fã do site em apenas dois dias o conhecendo.
Parabéns!
Roberto Kuelho
maio 13, 2010 @ 3:36 pm
Parabéns pelo site, tira muitas dúvidas mesmos.
Sobre os tÃtulos tenho um exemplo pra entender melhor:
Descrição de meu blog é “Blog do Kuelho – Noticias com toque de humor, entretenimento e música”.
Há algum vacilo nisso?
Beto
julho 8, 2010 @ 1:36 am
quando começei a prestar mais atenção no SEO do meu site,ele triplicou de visitas com simples mudanças.
parabéns pelo conteúdo do seu blog
Ramon Duzzioni
novembro 7, 2010 @ 2:57 pm
Já consegui subir de posição na busca por varias palavras-chaves, parabéns pelo blog.
grandes emocoes
novembro 13, 2010 @ 2:38 pm
Sou novo em SEO e este artigo me ajudou a esclarecer alguns conseitos, muito bom.
Dolce Ideale
fevereiro 6, 2011 @ 9:40 pm
Gostaria de saber se é prejudicial usar no titulo das paginas a seguinte estrutura:
Titulo do conteúdo – Nome do site
Paulo Rodrigo Teixeira
fevereiro 7, 2011 @ 2:38 pm
Sim Dolce,
Pode estruturar seu tÃtulo de página assim.
Leonardo M. Posenato
março 21, 2013 @ 12:29 am
Bom dia Paulo,
tenho uma dúvida, tenho um produto em meu site conhecido com 2 nomes no mercado, e fiz uma url usando os dois nomes tipo tal nome e tal nome. arq.br O ideal é fazer dua páginas e ter a url mais redonda e mais bem posicionada ou assim como está é melhor? Se tiver que fazer duas páginas o conteúdo do meu site pode ficar confuso, mas posso dar um jeito.
Grato
Leonardo
Rodrigo Marques
abril 19, 2013 @ 9:58 pm
A URL da página também é extremamente importante, é fundamental o uso de URL amigável, por exemplo um arquivo JPG de uma casa, é importante que o nome desse arquivo seja “casa” e não um nome qualquer, é muito importante que a URL seja também como o tÃtulo da página…
Concordo plenamente com você sobre o conteúdo, realmente é muito difÃcil de definir “conteúdo bom” porque mesmo que seu texto seja muito útil para um humano, um programa de computador pode não compreender isso. Parabéns, gostei do seu texto 😀