Escala de preços do Google Adwords
Normalmente escrevo mais sobre SEO pois é o que as pessoas procuram mais aqui no blog. Quase não escrevo sobre links patrocinados, mas como o último post despertou bastante interesse, vou colocar mais algumas informações sobre os preços das palavras-chave.
Quando você anuncia no Google AdWords, o exemplo de custo que eles sugerem inicialmente é de R$ 0,02 por palavra-chave. Na realidade, não tem palavra-chave com este valor. Se você coloca os dois centavos, depois de um tempo ele sugere que você suba para o mÃnimo de R$ 0,11 para reativar a palavra-chave. Ainda acontece de com o tempo o custo da palavra-chave aumentar mais de uma vez. Existe uma escala de preços com valores “fechados”. Estes valores tem um padrão como você pode ver abaixo:
- R$ 0,11
- R$ 0,13
- R$ 0,17
- R$ 0,25
- R$ 0,35
- R$ 0,43
- R$ 0,85
- R$ 4,30
- R$ 8,50
Ou seja, se a palavra-chave tiver passado o valor de R$ 0,43, o Google AdWords vai desativar a palavra-chave e sugerir o valor de R$ 0,85 para reativá-la. Levando em conta isto, uma dica para um iniciante que quer gastar pouco é criar a sua campanha com o valor inicial de onze centavos. O problema disto é que você não aparecerá em primeiro logo de cara, já que dependendo de quanta concorrência existe na palavra-chave, você pode nem aparecer. Como curiosidade, a palavra-chave palavra “hospedagem” tem mais de 100 anunciantes só no Brasil? Com onze centavos nem dará para o gasto, por melhor que seja o seu Quality Score. Não sabe o que é isto? Explico em um próximo post.
Update: o Marcelo me alertou que consegue palavras-chave por R$ 0,02 centavos, então na dica coloque o inicial com dois centavos mesmo. Assim que conseguir extrair esta dica com ele divido aqui com o pessoal. 🙂
apieve
janeiro 4, 2008 @ 1:40 pm
Só pra compartilhar, eu tenho algumas dezenas de palavras rodando muito bem a US$ 0.03.
Mas com certeza não é fácil. Depende de muitos fatores, até de sorte!
Alexandre
janeiro 5, 2008 @ 9:45 am
Então, achei muito legal sua iniciativa, dessa forma não fica aqueles montes de texto do adworks sem ter valores, eu estou pensando em iniciar o trabalho com adworks (já trabalho um pouco com o yahoo e agora quero tentar com o google)…
parabéns pelos post, acho que assim como eu muitas pessoas tem grande interesse sobre links patrocinados…
Viagem à Volta Da Blogosfera 05-01-2008 | Blog | Trabalhar a partir de casa | Programas grátis | Euromilhões | Dinheiro
janeiro 5, 2008 @ 3:28 pm
[…] Escala de preços do Google Adwords – Se tens alguma campanha no Google AdWords, este artigo pode interessar-te. […]
Caciano Kuffel
janeiro 5, 2008 @ 5:54 pm
ola
eu sempre leio seus posts e acho eles muito bem escritos!
gostaria de saber se você não se importa de eu mencionar algumas coisas do seu blog. minhas postagens serão mais direcionadas a google gadgets mas eu também gosto de falar sobre SEO e na minha opinião o blog é melhor nesse assunto.
vlw Caciano.
Paola Sales
janeiro 5, 2008 @ 5:59 pm
Oie Paulo!
Não estou conseguindo comentar no seu blog…
queria te desejar um Feliz 2008!
:o)
Paulo Rodrigo Teixeira
janeiro 7, 2008 @ 8:41 am
Apieve, (você é o Adalberto?)
Sua campanha é em dolar certo? Realmente os três cents ficam bem mais baratos que os R$ 0,11. Confesso que em real não vi nenhuma palavra mais baixa que isso.
Obrigado Alexandre!
Caciano, claro que pode usar o material daqui. Só não deixe de mencionar a fonte. Uma dica é evitar a cópia. O Google não gosta muito de cópia de material.
Oi Paola,
Feliz ano novo!
Abraços.
apieve
janeiro 7, 2008 @ 10:05 am
Paulo, sim sou o Adalberto. Vc me conhece?
Minha campanha é em Dólar, realmente eu desconheço os valores em Real.
Seria interessante se pudéssemos comparar a mesma palavra, com mesmo CTR, QS, enfim, tudo igual, em campanhas em R$ e US$. Será que teria grande diferença?
Abraços
Rafael Leandro
janeiro 9, 2008 @ 12:13 am
Tem também aquelas promoções em que a gente ganha pacotes pra usar a vontade!
Helena
janeiro 10, 2008 @ 1:35 pm
Onde acho os valores das palavras, no Adword mostra só a concorrência, mas não mostra o quanto estão pagando, é meio no chute. Em algum site mostra o quanto eu tenho de pagar para aparecer mais?
Obrigada
Sud
fevereiro 3, 2008 @ 10:32 am
Os preços podem variar se você faz uma campanha para Search ou Content. Geralmente, o que você vai pagar para Content é um poco menos que por Search. Eu tenho campanhas em content a R$ 0,09 e termino pagando R$ 0,06 alumas vezes.
A maioria das palavras você consegue a R$ 0,11, ainda que não em boas posições. Pode acontecer também que o Google aumente o preço de uma palavra em determinados momentos do dia de acordo com a concorrência, mas pode voltar a R$ 0,11 em outros.
A sua decisão de aumentar ou não vai dependar da sua campanha, principalmente em relação a urgência e posição que você quer para o seu anúncio. Os melhores resultados que tenho obtido são em anúncios entre as posições 2 e 5.
Se o objetivo da sua campanha são conversões e não somente visitas, o ideal é que você use mais de uma palavra com algum tipo de correspondência. Nestes casos, você quase sempre conseguirá manter o valor do click mais barato, ter um melhor posicionamento e melhores conversões.
Ex (de acordo com o Estimador de Tráfego do Adwords):
Vinho > CPC médio R$ 0,11
“Venda de vinhos” > CPC médio R$ 0,06 a 0,11
Paulo Rodrigo Teixeira
fevereiro 3, 2008 @ 6:02 pm
Sud,
Este valores não significam que a pessoa vai pagar isto tudo não. Tenho uma palavra-chave de mÃnimo de R$ 0,85, mas pago em média R$ 0,38 o clique.
Realmente a média que tenho de melhores resultado bate com a sua com apenas uma ajuste. Anúncios na posição de 1 a 4. Tento manter nesta média a posição deles.
Boa troca.
Um grande abraço
Sud
fevereiro 5, 2008 @ 11:45 am
Claro, foi exatamente o que eu disse logo no inÃcio para Content, que vale para Search tb.
Luciano Lima
março 15, 2008 @ 6:03 pm
Paulo , tudo bem ??
tive pesquisando no google e achei sua pagina , amei ela , primeira vez que acho alguem que descreve esse mundo em linguagem clara , tambem fiquei impressionado com a sua dedicacao , como no caso de traduzir os principais topicos da palestra do cara do google .
sem querer folgar , gostaria de fazer uma pergunta para voce .
voce tem aqui na sua pagina ou sabem algum lugar que tenha um topico falando sobre as ferramentas de estatisticas , pois so conheco algumas como o analytics e clicky , mas queria saber se existem mais e explicacoes .
agradeco a sua atencao .
Fabiano Suekane
abril 7, 2008 @ 11:31 pm
Parabéns pelo post Paulo. Vai ser muito útil. E o teu site já está favoritado para fonte de pesquisas. hehe
Abs… Sucesso!!!
Jogos para Celular Download Gratis
abril 22, 2008 @ 11:44 am
Muito bom esse post, estou começando agora e tirei algumas dúvidas lendo essa matéria sobre Adwords. VOu assinar esse RSS com certeza!
Bruno
junho 14, 2008 @ 4:01 pm
Olá, post legal!
Ao ler, tive uma dúvida: se o mÃnimo custa 0,85 como o valor real médio é 0,35 por clique?
Assistente
http://www.trofia.com
Bruno (Pesquisa de Preço)
junho 14, 2008 @ 4:11 pm
Acho que estou perdido nessa página pois não vejo os comentários que fiz!
queria saber o que está havendo!
alguém consegui ler o comentário que fiz???
assistente
http://www.trofia.com
Camila
agosto 10, 2008 @ 10:50 am
Pessoal,
O que faz o google subir o CPC de 0,11 para 4,30?
Aconteceu isto com uma das minhas palavras chave.
Camila
http://www.pagmenos.net
Rocky
outubro 26, 2008 @ 11:29 am
Poxa, com 0,02 centavos e escolhendo umas palavras mais alternativas da pra fazer uma ótima campanha sem gastar quase nada.
junior
fevereiro 7, 2010 @ 7:55 pm
eu queria saber se tem como desativar o google AdWords?
Rita
fevereiro 27, 2010 @ 6:19 pm
Recebi uma proposta do Google com um vale de R$ 100,00…Vc sabe me dizer qual o critério eles utilizam para selecionar a quem enviar isso? Se puder, por gentileza me informe como aproveitar a oferta da melhor forma. Grata, um abraço, Rita
Patricia Mancini
setembro 11, 2013 @ 9:18 am
Vendo este texto eu vejo o quanto a coisa inflacionou no AdWords.