Escala de preços do Google Adwords

Normalmente escrevo mais sobre SEO pois é o que as pessoas procuram mais aqui no blog. Quase não escrevo sobre links patrocinados, mas como o último post despertou bastante interesse, vou colocar mais algumas informações sobre os preços das palavras-chave.

Quando você anuncia no Google AdWords, o exemplo de custo que eles sugerem inicialmente é de R$ 0,02 por palavra-chave. Na realidade, não tem palavra-chave com este valor. Se você coloca os dois centavos, depois de um tempo ele sugere que você suba para o mínimo de R$ 0,11 para reativar a palavra-chave. Ainda acontece de com o tempo o custo da palavra-chave aumentar mais de uma vez. Existe uma escala de preços com valores “fechados”. Estes valores tem um padrão como você pode ver abaixo:

  • R$ 0,11
  • R$ 0,13
  • R$ 0,17
  • R$ 0,25
  • R$ 0,35
  • R$ 0,43
  • R$ 0,85
  • R$ 4,30
  • R$ 8,50

Ou seja, se a palavra-chave tiver passado o valor de R$ 0,43, o Google AdWords vai desativar a palavra-chave e sugerir o valor de R$ 0,85 para reativá-la. Levando em conta isto, uma dica para um iniciante que quer gastar pouco é criar a sua campanha com o valor inicial de onze centavos. O problema disto é que você não aparecerá em primeiro logo de cara, já que dependendo de quanta concorrência existe na palavra-chave, você pode nem aparecer. Como curiosidade, a palavra-chave palavra “hospedagem” tem mais de 100 anunciantes só no Brasil? Com onze centavos nem dará para o gasto, por melhor que seja o seu Quality Score. Não sabe o que é isto? Explico em um próximo post.

Update: o Marcelo me alertou que consegue palavras-chave por R$ 0,02 centavos, então na dica coloque o inicial com dois centavos mesmo. Assim que conseguir extrair esta dica com ele divido aqui com o pessoal. 🙂

22 Comentários

  1. apieve

    janeiro 4, 2008 @ 1:40 pm

    Só pra compartilhar, eu tenho algumas dezenas de palavras rodando muito bem a US$ 0.03.

    Mas com certeza não é fácil. Depende de muitos fatores, até de sorte!

  2. Alexandre

    janeiro 5, 2008 @ 9:45 am

    Então, achei muito legal sua iniciativa, dessa forma não fica aqueles montes de texto do adworks sem ter valores, eu estou pensando em iniciar o trabalho com adworks (já trabalho um pouco com o yahoo e agora quero tentar com o google)…
    parabéns pelos post, acho que assim como eu muitas pessoas tem grande interesse sobre links patrocinados…

  3. Viagem à Volta Da Blogosfera 05-01-2008 | Blog | Trabalhar a partir de casa | Programas grátis | Euromilhões | Dinheiro

    janeiro 5, 2008 @ 3:28 pm

    […] Escala de preços do Google Adwords – Se tens alguma campanha no Google AdWords, este artigo pode interessar-te. […]

  4. Caciano Kuffel

    janeiro 5, 2008 @ 5:54 pm

    ola

    eu sempre leio seus posts e acho eles muito bem escritos!

    gostaria de saber se você não se importa de eu mencionar algumas coisas do seu blog. minhas postagens serão mais direcionadas a google gadgets mas eu também gosto de falar sobre SEO e na minha opinião o blog é melhor nesse assunto.

    vlw Caciano.

  5. Paola Sales

    janeiro 5, 2008 @ 5:59 pm

    Oie Paulo!
    Não estou conseguindo comentar no seu blog…
    queria te desejar um Feliz 2008!
    :o)

  6. Paulo Rodrigo Teixeira

    janeiro 7, 2008 @ 8:41 am

    Apieve, (você é o Adalberto?)

    Sua campanha é em dolar certo? Realmente os três cents ficam bem mais baratos que os R$ 0,11. Confesso que em real não vi nenhuma palavra mais baixa que isso.

    Obrigado Alexandre!

    Caciano, claro que pode usar o material daqui. Só não deixe de mencionar a fonte. Uma dica é evitar a cópia. O Google não gosta muito de cópia de material.

    Oi Paola,

    Feliz ano novo!

    Abraços.

  7. apieve

    janeiro 7, 2008 @ 10:05 am

    Paulo, sim sou o Adalberto. Vc me conhece?

    Minha campanha é em Dólar, realmente eu desconheço os valores em Real.

    Seria interessante se pudéssemos comparar a mesma palavra, com mesmo CTR, QS, enfim, tudo igual, em campanhas em R$ e US$. Será que teria grande diferença?

    Abraços

  8. Rafael Leandro

    janeiro 9, 2008 @ 12:13 am

    Tem também aquelas promoções em que a gente ganha pacotes pra usar a vontade!

  9. Helena

    janeiro 10, 2008 @ 1:35 pm

    Onde acho os valores das palavras, no Adword mostra só a concorrência, mas não mostra o quanto estão pagando, é meio no chute. Em algum site mostra o quanto eu tenho de pagar para aparecer mais?

    Obrigada

  10. Sud

    fevereiro 3, 2008 @ 10:32 am

    Os preços podem variar se você faz uma campanha para Search ou Content. Geralmente, o que você vai pagar para Content é um poco menos que por Search. Eu tenho campanhas em content a R$ 0,09 e termino pagando R$ 0,06 alumas vezes.

    A maioria das palavras você consegue a R$ 0,11, ainda que não em boas posições. Pode acontecer também que o Google aumente o preço de uma palavra em determinados momentos do dia de acordo com a concorrência, mas pode voltar a R$ 0,11 em outros.

    A sua decisão de aumentar ou não vai dependar da sua campanha, principalmente em relação a urgência e posição que você quer para o seu anúncio. Os melhores resultados que tenho obtido são em anúncios entre as posições 2 e 5.

    Se o objetivo da sua campanha são conversões e não somente visitas, o ideal é que você use mais de uma palavra com algum tipo de correspondência. Nestes casos, você quase sempre conseguirá manter o valor do click mais barato, ter um melhor posicionamento e melhores conversões.

    Ex (de acordo com o Estimador de Tráfego do Adwords):
    Vinho > CPC médio R$ 0,11
    “Venda de vinhos” > CPC médio R$ 0,06 a 0,11

  11. Paulo Rodrigo Teixeira

    fevereiro 3, 2008 @ 6:02 pm

    Sud,

    Este valores não significam que a pessoa vai pagar isto tudo não. Tenho uma palavra-chave de mínimo de R$ 0,85, mas pago em média R$ 0,38 o clique.

    Realmente a média que tenho de melhores resultado bate com a sua com apenas uma ajuste. Anúncios na posição de 1 a 4. Tento manter nesta média a posição deles.

    Boa troca.

    Um grande abraço

  12. Sud

    fevereiro 5, 2008 @ 11:45 am

    Claro, foi exatamente o que eu disse logo no início para Content, que vale para Search tb.

  13. Luciano Lima

    março 15, 2008 @ 6:03 pm

    Paulo , tudo bem ??

    tive pesquisando no google e achei sua pagina , amei ela , primeira vez que acho alguem que descreve esse mundo em linguagem clara , tambem fiquei impressionado com a sua dedicacao , como no caso de traduzir os principais topicos da palestra do cara do google .
    sem querer folgar , gostaria de fazer uma pergunta para voce .

    voce tem aqui na sua pagina ou sabem algum lugar que tenha um topico falando sobre as ferramentas de estatisticas , pois so conheco algumas como o analytics e clicky , mas queria saber se existem mais e explicacoes .

    agradeco a sua atencao .

  14. Fabiano Suekane

    abril 7, 2008 @ 11:31 pm

    Parabéns pelo post Paulo. Vai ser muito útil. E o teu site já está favoritado para fonte de pesquisas. hehe

    Abs… Sucesso!!!

  15. Jogos para Celular Download Gratis

    abril 22, 2008 @ 11:44 am

    Muito bom esse post, estou começando agora e tirei algumas dúvidas lendo essa matéria sobre Adwords. VOu assinar esse RSS com certeza!

  16. Bruno

    junho 14, 2008 @ 4:01 pm

    Olá, post legal!
    Ao ler, tive uma dúvida: se o mínimo custa 0,85 como o valor real médio é 0,35 por clique?

    Assistente
    http://www.trofia.com

  17. Bruno (Pesquisa de Preço)

    junho 14, 2008 @ 4:11 pm

    Acho que estou perdido nessa página pois não vejo os comentários que fiz!
    queria saber o que está havendo!
    alguém consegui ler o comentário que fiz???

    assistente
    http://www.trofia.com

  18. Camila

    agosto 10, 2008 @ 10:50 am

    Pessoal,
    O que faz o google subir o CPC de 0,11 para 4,30?
    Aconteceu isto com uma das minhas palavras chave.

    Camila
    http://www.pagmenos.net

  19. Rocky

    outubro 26, 2008 @ 11:29 am

    Poxa, com 0,02 centavos e escolhendo umas palavras mais alternativas da pra fazer uma ótima campanha sem gastar quase nada.

  20. junior

    fevereiro 7, 2010 @ 7:55 pm

    eu queria saber se tem como desativar o google AdWords?

  21. Rita

    fevereiro 27, 2010 @ 6:19 pm

    Recebi uma proposta do Google com um vale de R$ 100,00…Vc sabe me dizer qual o critério eles utilizam para selecionar a quem enviar isso? Se puder, por gentileza me informe como aproveitar a oferta da melhor forma. Grata, um abraço, Rita

  22. Patricia Mancini

    setembro 11, 2013 @ 9:18 am

    Vendo este texto eu vejo o quanto a coisa inflacionou no AdWords.