Splog – fazer spam em blogs para SEO
Os splogs tem por função basicamente servir de novos links para um site principal ajudando o SEO dele. São como link farms. Outra função dos splogs é de indexar conteúdos de terceiros em seu site para gerar mais posts indexados e consequentemente, mais links. Outra forma de gerar conteúdo em splogs é de gerar várias frases, mesmo que sem sentido entre si, conseguindo visitas de long tail keyword para estes termos. Neste caso, são criados resultados irrelevantes e que não atendem a necessidade de quem procura. Por isto mesmo, ferramentas de busca como o Google não gostam dos splogs e tem feito diversas mudanças em seus algoritmos para retirá-los de seus resultados. Um outro uso dos splogs é para monetizar adSense. Páginas são criadas somente com o intuito de gerar cliques em anuncios, porém tem o conteúdo pobre. O Google também não gosta disso. Por isto pode ser considerada uma técnica de Black Hat SEO. Esta matéria da Wired mostra o impacto dos splogs.
Para executar splogs são utilizadas plataformas como Blogger, Blogspot e WordPress.com para criar diversos blogs. Normalmente são utilizados softwares para automatizar a criação deste blogs, mas já vi muitos splogs criados manualmente. Já existem algoritmos que diminuem a força dos splogs, mas eles ainda estão presentes nos resultados. Uma solução para diminuir a incidência, é preencher o formulário de denúncia de spam. Apesar de não ter um item chamado splog para caracterizar a denúncia, preencha mesmo assim, pois o Google leva a sério este tipo de problema.
Ramon Samudio
maio 30, 2011 @ 8:25 pm
Existem vários sites que estão usando estes sistemas, isto é uma perca de tempo e dinheiro.
Rodrigo
agosto 30, 2011 @ 3:08 am
Divulgação de produtos em classificados grátis poderia ser caracterizado também como link farms, vez que são publicados inúmeros posts?
Joga Jogo Online
outubro 24, 2011 @ 3:15 pm
Realmente perfeito comentarios concordo com o rodrigo
Beetoo
janeiro 31, 2012 @ 2:09 am
nao sabia disso rsrs =) interessante.
anita
julho 5, 2012 @ 11:52 am
Olá Paulo, estou estudando otimização de site, visito sempre seu ótimo site e tenho uma dúvida:
Tenho notado empresas que estão criando vários domÃnios do seu segmento, onde produzem textos únicos para cada um e fazem links para o site principal que querem subir no google e tenho notado que dá resultado, mas isso é correto ou o google pode penalizar esses sites por ser a própria empresa que está gerando esses links relevantes ?
Exemplo: Sanelife e Sampex (ambos desentupidoras)
Olha no registro.br, eles criaram vários domÃnios do segmento deles e geraram links para os sites principais:
https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=280.933.748-92&#lresp
Agora digita na pesquisa do google “Desentupidora”, os 2 sites estão na 1 página do google,
Esse é somente 1 exemplo, já và alguns e todos estão subindo fazendo isso, agora isso é correto ? essa é minha dúvida.
Anita