Campanha eleitoral permite SEO
A recente guerra sobre a regulamentação do marketing polÃtico na internet independente do final sempre teve uma certeza. O SEO é uma estatégia que pode ser usada para ajudar um polÃtico em sua campanha eleitoral. Diferente dos links patrocinados que são pagos e considerados publicidade, o SEO pode ser usada normalmente como ferramenta de propaganda. Mas as vantagens sobre os outros meios não param por aÃ. O discurso polÃtico sempre foi muito voltado apenas para ações pontuais como distribuição de camisetas e brindes. Com a campanha do Obama para a presidência dos Estados Unidos, a história da polÃtica mudou significativamente pois agora todos buscam uma campanha online de social media parecida com ela. Isto exige mais complexidade e estratégia.
Uma das vantagens de SEO é que mesmo sem contar com grandes verbas que apenas grandes polÃticos podem arcar, com SEO é possÃvel que qualquer polÃtico mesmo um deputado estadual ou até um vereador alcance resultados sem investimentos irreais. Outra vantagem é até aqueles polÃticos que tem poucos segundos para falar na TV podem usar a web para expandir sua voz e idéias e podendo mostrar o seu discurso. Agora imagine um polÃtico que não aparece no Google com seu slogan? E pior, imagine outro candidato aparecendo em seu lugar? Acreditem mas tem candidatos no Brasil que nem pelo nome aparecem.
SEO não é apenas para os candidatos. O marketing polÃtico online deve fazer parte também dos partidos polÃticos. Eles podem criar estratégias para ajudar todos os seus candidatos a terem melhores resultados no Google. Isto normalmente é ignorado e pode ser um grande diferencial com a grande representatividade que os partidos tem. Se um candidato percebe que o seu partido não faz SEO, ele pode exigir para sua campanha eleitoral e conseguir mais diferencial ainda. O impacto pode ser não só no paÃs, mas segmentados por estado ou municÃpio.
Os eleitores usam hoje a web como nunca foi antes. Ignorar o canal só vai abrir espaço para outros e em uma campanha eleitoral não tem espaço para deixar furo. O SEO aparece como uma forma de vencer a concorrência pelas palavras que os eleitores irão procurar para chegar a uma decisão de voto. Se você o polÃtico não aparece, como os eleitores vão votar nele? O polÃtico honesto precisa ser encontrado.
Rafael Damasceno
setembro 21, 2009 @ 7:09 pm
O case histórico do Barack Obama realmente está ajudando muito os polÃticos brasileiros a abrirem os olhos para a internet.
Pelo caminhar das coisas, no dia 2 de outubro (ou antes), até os links patrocinados tem chance de estarem liberados para as próximas eleições. É um amadurecimento de nossos governantes que antes do case Obama acredito ninguém esperava que viesse tão rápido.
Quanto ao SEO, ele pode ser sim uma arma poderosa para os polÃtcos. Um problema é que na polÃtica, em épocas eleitorais (que é quando realmente o dinheiro rola solto), reina o imediatismo. O fato de SEO trazer resultados a médio/longo prazo afasta muitos potenciais clientes em época de eleições, já que eles precisam de exposição rapidamente, considerando que o processo eleitoral brasileiro é relativamente curto.
Camisetas
setembro 22, 2009 @ 7:51 pm
Eu não sei até onde isso é positivo para a polÃtica uma vez que os candidatos com maiores recursos financeiros serão enquadrados com privilégio nas buscas, politica a parte, o google terá uma grande estatÃstica a respeito dos politicos brasileiros. hehehehehe !
Marcelo Pereira
setembro 22, 2009 @ 11:27 pm
Muito bom o artigo. Parabéns!
Ah e gostei muito do texto âncora “polÃtico honesto”!
Luiz Fernando
setembro 23, 2009 @ 1:39 pm
Gostaria de uma sugestão, nesse caso que keywords primordiais não poderiam faltar em um site ou blog de um polÃtico? O Slogan do candidato? O Nome do canditado? o partido do candidato? ou todas as anteriores acima??? 🙂
Um grande abraço,
Luiz Fernando
Mauricio Cardoso
setembro 23, 2009 @ 10:51 pm
Achei muito legal essa liberação do uso da internet.
Com certeza o SEO trará vantagens a quem estiver bem assessorado.
Vou atuar na campanha de uma deputada federal e já estávamos pensando nisso. Fiquei muito feliz.
Muito legal o Blog e seu conteúdo.
Se der, passa lá no nosso, dá uma olhada e sua opinião.
Abraço!
Luiz Fernando
setembro 24, 2009 @ 10:40 am
Que estranho, ontem deixei um cometário aqui e sumiu.O que houve?
Alan David
setembro 24, 2009 @ 9:55 pm
Boa reflexão, os politicos tem duas opções, Social Media e SEO. Mas vamos pensar quantos polÃticos sabem o que é SEO ou PPC, bom acho que poucos. Os polÃticos brasileiros vão ter que ralar muito em suas campanhas no meio online. Vai ser um momento de aprendizado.
Com a entrada do Blog do Planalto, por mais que tenha ocorrido “alguns” problemas pode ajudar abrir a mente de nossos politicos. Tomara também que os polÃticos consigam olhar a campanha de Barack Obama e resgatem alguns conceitos de como unir web e polÃtica.
Links Analisados #3 - 27/09/2009 | Análise Blogueira
setembro 27, 2009 @ 9:01 am
[…] dos maiores estudiosos de marketing de busca atuais, abordou um tópico interessante esta semana: o uso do SEO pelos polÃticos brasileiros para fazerem sua propaganda polÃtica via internet, que a partir de agora está totalmente […]
Flávio Raimundo
setembro 28, 2009 @ 6:51 pm
Se SEO conseguir encontrar polÃtico honesto, começo a trabalhar com SEO imediatamente.
Muito bom o artigo Paulo. Por incrÃvel que pareça, nada a discordar!
🙂
Flávio Raimundo
Marketing e Estratégia na Internet - Rafael Lobo
setembro 29, 2009 @ 1:35 pm
Poucos polÃticos se preocupam realmente com o uso da internet. Já tive vários contatos com diversos polÃticos e por incrÃvel que pareça eles acham que basta apenas ter um site. Não sabem como utilizar essa poderosa ferramenta.
A realidade hoje é outra, claro que tem que mudar muita coisa nessa legislação eleitoral, mas acredito que o SEO será uma grande ferramenta nessa eleição. Hoje mesmo tive uma excelente reunião com alguns candidatos, foi difÃcil abrir a mente deles, mas o projeto será bacana.
Paulo Quando voltará a BrasÃlia?
Abração a todos.
SL
outubro 5, 2009 @ 1:23 pm
Que estranho, ontem deixei um cometário aqui e sumiu.O que houve?
VÃdeos e Fotos
outubro 6, 2009 @ 3:31 pm
muito bom !
Marcel
outubro 9, 2009 @ 9:11 am
Muito bom o artigo!
Valeu.
Gustavo D. Castro
outubro 11, 2009 @ 9:21 am
Eu acho correto o SEO ser permitido pois é algo ao alcance de todos… Ja os links pagos eu não concordo!
Imobiliaria em Osasco
outubro 14, 2009 @ 7:25 pm
O Paulo é um guru do SEO, ele é mto bom mesmo!
Fizemos o curso dele e ele nos ensinou tudo.
Recomendo!
Claudio
outubro 27, 2009 @ 12:06 pm
Olá Pessoal, tudo bem?!
Com este artigo esclarecedor
espero que os candidatos percebam a importancia
da otimização de seus sites para os buscadores
e não deixem o trabalho para última hora.
Abraço a todos 🙂
Claudio Roberto
Claudio
novembro 7, 2009 @ 5:36 pm
Quero ver polÃtico prometendo na internet e não cumprindo. Vai ter que fechar o site de tanta gente bombardeando
Rolamentos
novembro 13, 2009 @ 9:13 am
Comprei o livro SEO otimização de sites e é realmente um guia para quem é do meio, recomendo a todos.
parabéns Paulo e poste mais vezes!
Gustavo Henrique
novembro 24, 2009 @ 10:35 am
Muito bom o comentário feito no site sobre o SEO de politicos, literalmente temos que estar presente em mais e mais campos e fazer com o que os “escritos” deles possam ser localizados, por suas palavras e contextos…sendo que a dignidade será sempre a pioneira em tudo isso.
Abraços
Gustavo
ConhecendoMT
fevereiro 12, 2010 @ 1:08 am
É uma boa. Tomara que usem pro BEM!
Edbs
março 6, 2010 @ 12:16 am
Muito bom o artigo sobre SEO – é muito interessante ter sites como este. Isso enriquece as pessoas que buscam conhecimentos nessa área.
Parabens aos editores deste site
Eldio Suzano
março 15, 2010 @ 3:09 pm
As eleições 2010 funcionarão como um teste para identificarmos o poder da internet na eleição de um candidato. O exemplo da eleição de Obama pode não se repetir por aqui.
Podemos também observar que os custos de campanha podem diminuir evitando, assim, as grandes doações de camapanha que escravizam os polÃticos quando feitas por empresários mal intencionados.
http://twitter.com/eldiosuzano
SEO e Campanha Eleitoral | dsxbrasil magazine
março 19, 2010 @ 10:24 am
[…] indicando: https://marketingdebusca.com.br/campanha-eleitoral-permite-seo/ AKPC_IDS += "109,";Popularidade: […]
Helder Zebral
março 20, 2010 @ 9:14 pm
Muito bom este artigo Paulo, mais uma vez vc mostra que realmente entende do assunto e está ligado nas novidades. Parabens!!!
Um grande Abraço
Helder Zebral